M&A

mercado de aquisições saura capovilla

Portal Fusões e Aquisições – Acontece em M&A – 19/04/2022

Mercado de fusões e aquisições está reaquecendo no Brasil após queda no 1º trimestre deste ano

O mercado M&A no Brasil voltou a ganhar força nas últimas semanas depois das transações, devido à combinação de fatores negativos no cenário macroeconômico e a guerra na Ucrânia, se reduzirem em nosso país. Essa queda foi de aproximadamente 15% em número de negócios no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, conforme dados da plataforma Dealogic que foram mencionados por especialistas no evento organizado pela Brazilian-American Chamber of Commerce, nesta terça-feira, 19/04/2022.

O mercado mostra um maior movimento em M&As nas últimas semanas, principalmente nos setores de educação e de fintechs, startups do setor financeiro.

Segundo especialistas, o Brasil também está diante de uma “enorme” oportunidade, quando considerado o movimento de reorganização global das cadeias de suprimentos e a necessidade de uma maior diversificação nos comércios como efeitos da pandemia e da guerra. Seria uma combinação de fatores (guerra, inflação etc.), que juntas trazem preocupações, mas não afeta somente o mercado nacional, atinge também outros mercados mais robustos como os Estados Unidos, e explica na maior parte a queda dos M&As no início do ano.

A variação do câmbio, é uma das variáveis mais importantes nas avaliações de investimentos no País, agora se mantem nos níveis atuais em função de fluxos de dólares puxados pelos juros altos e os elevados preços das commodities exportadas por empresas brasileiras. Mourão, no entanto, ponderou que um aumento acima das expectativas dos Fed Funds, porém os juros básicos dos Estados Unidos, pode provocar um aumento de custo de capital que teria impacto nos negócios de aquisições.

Compartilhe: